quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mercado de trabalho para web designers em Recife

Em aproximadamente uma década de análises minhas sobre a área de trabalho e vou dar a minha visão sobre a área de web design (aka front-end) atual.

Desculpem o post bíblia, mas é importante lê-lo todo.


1- Os padrões se elevaram (não há gente qualificada)
     Recife finalmente está sendo reconhecido como potência na área de TI e seus padrões estão se igualando à São Paulo. Neste caso, os profissionais pernambucanos vacilaram e se mantiveram no nível que eu não considero bom nem como estagiário.

As faculdades da cidade têm seus cursos desatualizados, deficientes, professores não-capacitados e fora do mercado (acredito que isso provém do fato que é exigido uma formação para os professores darem aula e a maioria dos grandes profissionais, estudam por livros e materiais em inglês e não se formam, pela carência de cursos superior de qualidade). Percebeu o problema? Ou você faz cursos pontuais ou paga a faculdade, então, ou você se forma medíocre ou você fica muito bom e sem tempo posterior para faculdade.

Para resolver isto, acredito que se houvesse um treinamento pedagógico, poderia se contratar profissionais não-formados para dar aulas nas faculdades e até mudar as cadeiras. Até porque, não se contrata professores para faculdade por ter feito pedagogia, então a falta de conhecimento acadêmico para dar aulas "não" é o problema.

Até hoje, não entendo como uma cadeira de mais de 60h são piores do que cursos pontuais de 32h, 48h.

Os níveis de salários de profissionais medianos se equiparam ao sudeste (R$ 1.200 em média no Brasil TODO). A diferença Recife/Sudeste é apenas para os profissionais que se destacam, neste caso, é média de R$2.000,00 a R$2.500,00 no Recife e R$ 3.500,00 no Sudeste.


2 - O mercado de sobrinhos está em queda! SIM! finalmente em declínio.
     Os clientes cansaram de tanto re-trabalho, pagar, não receber o produto, acordos que os deixam desprotegidos, resultados ridículos, prazos não-cumpridos. Sim, eles estão dispostos a pagar mais.

3- O mercado não está mais tão prostituído
     As empresas estão cansando da rotatividade de bons profissionais, isto é prejuízo, precisam de pessoas qualificadas o tempo todo, para garantir a entrega de projetos competitivos com a concorrência e atender as exigências dos clientes.
Com isso, aumentou salário, lugares legais de trabalhar, flexibilidade, bonificações.


4- O mercado de freelancers está em alta
    Não sobrinhos, freelancers, pessoas com experiência, portfolio, fazendo nome no mercado. As empresas têm contratado freelancers para projetos específicos e preencher vagas temporárias, simplesmente porque não há profissionais disponíveis para contratação imediata.

5- Exigências do mercado
    Me orgulho em dizer que só fiquei sem emprego, quando estava sem qualificações ou doente, após me reciclar, nunca mais me faltou e procuro sempre me manter à altura do mercado futuro (pense sempre um passo à frente, estude tendências, seja o primeiro, experimente). Estas são as exigências que agora são pedidas como diferenciais, mas que na verdade, é o padrão.

  • Photoshop
  • HTML5 (quem sabe esse, sabe o 4, é o pensamento do contratante)
  • CSS3 (quem sabe esse, sabe o "normal", é o pensamento do contratante)
  • Javascript (pode ser Jquery)
  • Saber utilizar algum CMS (de preferência o wordpress ou Joomla!)
  • Saber inglês (motivo oculto: saber que pessoa é capaz de se reciclar com os melhores materiais do mercado)
  • Falar e escrever corretamente
  • Pró-ativo e dinâmico
  • Auto-motivável (encontre a alegria para ir trabalhar sozinho)
  • Autodidata (sabemos das deficiências do mercado. É necessário alguém que aprenda sozinho a resolver os problemas que surgirem)
Diferencial de verdade
  • Noções de SEO
  • Noções de  Acessibilidade e usabilidade
  • Noções de  Portabilidade (experiência em layouts adaptáveis, multi plataforma, multi dispositivo)
  • Phonegap ou alguma plataforma de conversão mobile
  • Noções de programação (sabe pelo menos como não estragar o código e editar bobagens)
  • Flash (o básico, para dar manutenções e criar banners), talvez nem faça diferença mais saber flash
Gente, é muito sério isso, chegam vagas ao meu conhecimento, pelo menos uma vez por mês. Estas vagas, perseguem não-preenchidas. Eu espalho em grupos, facebook, mas NÃO HÁ gente capacitada.

Em Recife, indico a Especializa Treinamentos (porque é a que eu conheço o curso e professor), garanto pelo menos essa.

Veja um pouco do meu portfolio em http://www.facebook.com/JenniferPayneWeb3D






3 comentários:

  1. Excelente comentario Jennifer, quero te instigar a fazer podcasts, tutorial, curso etc. sucesso abração.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dheko, mas eu mal consigo manter um blog, quanto mais algo mais elaborado...

    Acho que não tenho a organização necessária :D

    ResponderExcluir
  3. Jennifer, qual faculdade você recomenda pra fazer web designer? eu estava pensando entrar na marista, gostei muito da grade curricular dela.

    ResponderExcluir